Aula Gamificada – Plataforma Genially
AUTORA
Professora Ana Júlia Bittencourt Mainardes, quarto ano
Jogo Digital: Masmorra do Dragão – Concordância Verbal e Nominal
No dia 26 de junho, os alunos do 4º ano da Escola Municipal João Rodrigues dos Santos participaram de uma aula especial de Língua Portuguesa, marcada pela inovação e pelo uso da gamificação como recurso pedagógico. A professora elaborou um jogo digital no Genially, intitulado “Masmorra do Dragão”, que teve como foco os conteúdos de concordância verbal e nominal.
A atividade foi pensada como parte do portfólio da turma, permitindo que os estudantes registrassem seus aprendizados de forma interativa e dinâmica. Cada fase do jogo correspondia a um desafio, em que os alunos precisavam aplicar corretamente as regras de concordância para avançar pelas etapas da masmorra e se aproximar da vitória contra o “dragão”.
A aula começou com uma breve retomada coletiva sobre os principais conceitos de concordância, garantindo que todos tivessem a base necessária para enfrentar as missões. Em seguida, os alunos foram desafiados a explorar o jogo em pequenos grupos, colaborando entre si para resolver as situações apresentadas.
Durante a atividade, foi possível observar o grande envolvimento da turma: os estudantes se mostraram motivados, curiosos e empenhados em vencer cada desafio. O clima de aventura e a mecânica digital do jogo despertaram o interesse, tornando o processo de aprendizagem mais leve e prazeroso.
O uso da gamificação por meio da plataforma Genially revelou-se uma estratégia eficaz, pois além de fixar o conteúdo de maneira lúdica, também valorizou o portfólio dos alunos, oferecendo registros criativos e significativos do percurso de aprendizagem. Língua Portuguesa em Imbaú
Professora Ana Júlia Bittencourt Mainardes, quarto ano
Jogo Digital: Masmorra do Dragão – Concordância Verbal e Nominal
No dia 26 de junho, os alunos do 4º ano da Escola Municipal João Rodrigues dos Santos participaram de uma aula especial de Língua Portuguesa, marcada pela inovação e pelo uso da gamificação como recurso pedagógico. A professora elaborou um jogo digital no Genially, intitulado “Masmorra do Dragão”, que teve como foco os conteúdos de concordância verbal e nominal.
A atividade foi pensada como parte do portfólio da turma, permitindo que os estudantes registrassem seus aprendizados de forma interativa e dinâmica. Cada fase do jogo correspondia a um desafio, em que os alunos precisavam aplicar corretamente as regras de concordância para avançar pelas etapas da masmorra e se aproximar da vitória contra o “dragão”.
A aula começou com uma breve retomada coletiva sobre os principais conceitos de concordância, garantindo que todos tivessem a base necessária para enfrentar as missões. Em seguida, os alunos foram desafiados a explorar o jogo em pequenos grupos, colaborando entre si para resolver as situações apresentadas.
Durante a atividade, foi possível observar o grande envolvimento da turma: os estudantes se mostraram motivados, curiosos e empenhados em vencer cada desafio. O clima de aventura e a mecânica digital do jogo despertaram o interesse, tornando o processo de aprendizagem mais leve e prazeroso.
O uso da gamificação por meio da plataforma Genially revelou-se uma estratégia eficaz, pois além de fixar o conteúdo de maneira lúdica, também valorizou o portfólio dos alunos, oferecendo registros criativos e significativos do percurso de aprendizagem. Língua Portuguesa em Imbaú
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