Matemática gamificada - Jogos de cartas da Multiplicação

AUTORA
Professora Ana Júlia Bittencourt Mainardes, quarto ano

No dia 26 de junho, os alunos do 4º ano da Escola Municipal João Rodrigues dos Santos participaram de uma aula especial de matemática com foco em jogos de cartas da multiplicação. A atividade fez parte de uma proposta de ensino gamificado, com o objetivo de tornar o aprendizado mais envolvente, dinâmico e significativo.

A aula teve início com uma revisão coletiva das tabuadas do 2 ao 9. Utilizando o quadro e perguntas orais, a professora estimulou os alunos a resolverem rapidamente multiplicações simples, reforçando o raciocínio mental. Essa etapa preparatória foi essencial para garantir que todos estivessem prontos para o momento do jogo.

Em seguida, os estudantes foram organizados em pequenos grupos e receberam cartas pedagógicas com multiplicações e resultados. O jogo funcionava como uma espécie de “super trunfo da multiplicação”, onde os alunos precisavam associar corretamente os produtos aos seus respectivos cálculos. Vencia quem formasse a maior quantidade de pares corretos.

Durante toda a atividade, os alunos mostraram-se muito envolvidos, participativos e animados. A competição saudável entre os grupos despertou o interesse pela disciplina, estimulou o pensamento lógico, a cooperação e a prática constante das tabuadas.

A proposta de gamificar a matemática foi muito bem recebida pela turma, que demonstrou grande entusiasmo do início ao fim da aula. A atividade permitiu que os conteúdos fossem fixados de maneira lúdica, reforçando a aprendizagem por meio do brincar.














Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pequenos Poetas do 5° A produzem “Haicais”